Pensar Piauí

Maratona de programação: 50 estudantes farão intercâmbio para os EUA e Coreia do Sul

Inicialmente, 30 alunos e 6 professores seriam contemplados com o prêmio, mas durante o evento, o governado anunciou a ampliação

Foto: Jéssica Dayane/Portal MeioNewsLiceu Parnaibano fica em 1° lugar do Seduckathon
Liceu Parnaibano fica em 1° lugar do Seduckathon

As equipes do Liceu Parnaibano, CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (PREMEN NORTE), CETI Nossa Senhora do Patrocínio,  CETI Paulistana, CETI Conselheiro Saraiva e o CETI Paulo Freire, foram as grandes vencedoras da 1° edição do Seduckathon, competição de programação e tecnologia desenvolvida pela Secretaria da Educação do Piauí. O prêmio é um intercâmbio educacional para os Estados Unidos e para a Coreia do Sul.

Inicialmente, 30 alunos e 6 professores seriam contemplados com o prêmio, mas durante o evento, o governador Rafael Fonteles anunciou a ampliação do prêmio, contemplando os 50 alunos participantes. “Então pessoal, são 50 estudantes do Piauí que vão para os Estados Unidos, para a Coreia e para outros países. Como eu disse antes, agora, no calor da emoção, eu vou dizer depois para onde vocês vão, mas vão viu? Falta de orçamento aqui não vai ser!”, disse o gestor. 

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que os projetos desenvolvidos pelos estudantes são voltados para resolver problemas na comunidade escolar e parabenizou os jovens pela dedicação.

ESCOLAS PREMIADAS:

Liceu Parnaibano – Parnaíba 

CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (Premen Norte) – Teresina 

CETI Nossa Senhora do Patrocínio – Pio IX

CETI Paulistana - Paulistana 

CETI Conselheiro Saraiva - Batalha 

CETI Paulo Freire – Guaribas 

CETI Augustinho Brandão - Cocal dos Alves

CETI Maria da Conceição Salomé – Teresina 

CETI Raimundinho Andrade – Campo Maior 

CETI Raimundo Pessoa - Monsenhor Gil

O que é o seduckathon? 

É uma disputa de programação em que os estudantes das escolas SEDUC apresentam projetos para resolver desafios como transporte escolar, alimentação, gestão, leitura, inclusão social e saúde mental, enfrentados pelas escolas. O objetivo é promover a criatividade, a inovação e o uso da tecnologia, gerando um impacto significativo na educação e na sociedade.

Foram  quase 1.400 alunos inscritos, porém apenas 50 disputaram na fase final da  maratona que reuniu estudantes das 2ª (segunda) ou 3ª (terceira) série dos cursos técnicos de nível médio em Desenvolvimento de Sistemas ou Programação de Jogos Digitais, ofertados na rede estadual de ensino por meio do Programa SEDUCTEC. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS