Pensar Piauí

O "casamento" de Emmanuel Macron e Lula

Janja comenta

Foto: Ricardo StuckedLula e Macron
Lula e Macron

 

Fórum - Emmanuel Macron, o presidente da França, entrou na brincadeira feita por internautas brasileiros de que suas fotos ao lado do presidente Lula (PT) no Pará seriam como as de um casal em plena lua de mel. Ele usou o Instagram para ‘confirmar’ o casamento e a publicação, que viraliza na noite desta quinta-feira (28), foi comentada pela primeira-dama Janja Lula da Silva.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”, escreveu Macron.

A foto que ilustra a publicação é uma paródia do cartaz do filme “La la land: Cantando Estações”. Lançado em 2016 e estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, a obra retrata uma história de amor vivida em Paris entre um pianista e uma jovem que sonhava tornar-se atriz.

Alguns internautas, interpretaram a mensagem como um verdadeiro ‘tapa na cara da homofobia’. Sobretudo levando em consideração aos ataques que figuras de extrema direita – incluindo Jair Bolsonaro (PL) – fazem ao mandatário francês exatamente nesse sentido.

“Só love”, comentou Janja. Um emoji de coração entre as bandeiras de Brasil e França completaram o comentário da primeira-dama.

Foto: ReproduçãoLula e Macron
Lula e Macron

Resumo da viagem ao Brasil

À continuação do texto da publicação, Macron fez um breve resumo de sua viagem ao Brasil, onde passou por Belém do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e agora está em Brasília.

"Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo. Estabelecemos uma meta importante para abril de 2025: retomar as temporadas interculturais entre o Brasil e a França. Também decidimos aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis. Planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na França para 8.000 até 2026, atualmente são 5.000, e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa", escreveu.

Macron aproveitou para reiterar aos seus seguidores nas redes sociais, o que falou no Palácio do Planalto depois de reunir-se com Lula. Elogiou a democracia brasileira e valorizou a cooperação entre os dois países.

"Sua eleição, querido Lula, e a maneira como você restaurou o equilíbrio institucional significam muito para nós. Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum. Acabamos de inaugurar um novo capitulo na nossa relação. Viva a amizade entre o Brasil e a França", finalizou.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS