Pensar Piauí

Bolsonaristas adiam votação na CCJ sobre prisão de Chiquinho Brazão

Parlamentares alegam que precisam de tempo para análise, argumentando que não tiveram tempo de analisar relatório da PF

Foto: ReproduçãoO deputado Chiquinho Brazão, apontado como um dos mandantes do assassinato de Marielle
O deputado Chiquinho Brazão, apontado como um dos mandantes do assassinato de Marielle

 

O deputado Gilson Marques (Novo-SC) pediu vista e adiou a votação sobre a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Junto de outros parlamentares do Novo e do Republicanos, ele pediu para que o relatório de Derci de Mattos (PSD-SC) seja votado amanhã.

Ao pedir um adiamento da votação do texto, ele afirma que quer “24 horas para que todos possam ler os documentos e estar convictos” de seus votos. O argumento dos parlamentares que defenderam o pedido de vista é que o texto foi protocolado pouco antes do início da sessão e impediu um estudo do relatório.

Gilson Marques foi seguido pelos bolsonaristas Fausto Pinato (PP-SP) e Roberto Duarte Jr. (Republicanos-AC).

O pedido de vista é válido por duas sessões e impede que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, leve a votação sobre a prisão de Chiquinho Brazão ao plenário da Casa ainda nesta semana. Parlamentares da base governista pedem que ele use uma prerrogativa do regimento e leve a discussão ao plenário sem consultar a CCJ.

Alguns parlamentares reclamaram do adiamento da votação. Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que o caso precisa de “celeridade” e defendeu que o tema seja votado até quinta (28). Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apontou que o adiamento da decisão seria uma  “passassão de pano para as milícias”.

Para o deputado Chiquinho Brazão, apontado como um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco, continuar na prisão, é necessário que a decisão seja confirmada pela Câmara dos Deputados. O relatório de Derci de Mattos protocolado na CCJ recomendava a manutenção de sua detenção.

“Ante o quadro exposto, considerando presentes os requisitos constitucionais do flagrante e da inafiançabilidade, além de estar adequadamente fundamentada, meu voto é pela preservação da eficácia da decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, referendada, à unanimidade, pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho do texto.

Com informações do DCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS